terça-feira, 30 de março de 2010

"Tudo vale a pena se a alma não é pequena" Pessoa

Hoje acordei cedo, como de costume, e escrevi uma longa carta a uma família amiga e querida que está longe, na Irlanda. Com meu pequeno acordado e a grande na escola, fiquei escrevendo na mesa do café da manhã ainda posta! E Biel lá comigo: comendo bolo de cenoura, depois brincando.

Até que ele me pediu para colocar a música do cachorro (aquela dos Saltimbancos - au au au, io i-ó, miau miau miau, cocorocó...). Achei uma gracinha! Ele gosta do CD todo, que é, na verdade uma pequena coletânea das músicas infantis da minha época e que Nina escutou muito também. Ele pede o CD. senta no sofá e coloca o dedo na boca, como se fosse ver um filme, só para escutar a música! E de vez em quando, salta para o chão e vai dançar. Aí eu vou também, né? Eu é que não vou perder a oportunidade de pegar carona naquela cauda de cometa e ver a via láctea, estrada tão bonita! E depois, brincar de esconde-esconde numa nebulosa; voltar pra casa: NOSSO LINDO BALÃO AZUL!

E assim comecei meu dia, bem mais animada do que ontem. Sinto que a TPM já está dando os seus sinais, mas como estamos passando por momentos estressantes em relação a trabalho, grana, enfim, ontem eu estava meio derrubada. Mas hoje, a Lua Cheia me levantou! HAHA! Passei um dia altamente prazeroso com meu bebê, depois fiz almoço simples, depois descansei, depois fui aco correio mandar a carta e ao mercado, que estava vazio e tranquilo (ufa!).Mas aí, desde que cheguei em casa foi uma maratona: lanchinho para as crianças, estudo de violino com Nina (para ler esta vivência de hoje clique aqui), banho da galera e o meu inclusive, fiz bolo e pão para amanhã (aniversário de 9 anos da minha princesa... VIVA!), dever de casa com Nina, mega super louça, separação das roupas de sua viagem com ela, escovação de dentes de todos e coloquei o Biel para dormir. Ufa! Agora estou aqui!

A pergunta é: todo esse esforço vale a pena? Sim! Primeiramente, porque não é esforço nenhum. Faço porque quero e porque gosto, sinto prazer ao realizar estas que podem ser chamadas de tarefas. Tudo bem, nem tudo são flores e há dias em que a gente perde a paciência, ou está cansada demais, mas esses dias não são a regra! E além do mais, a vida em casa é divertida, dinâmica, sempre tem o que fazer! Ou simplesmente não há nada a fazer e só resta uma coisa: descansar! Ah!...

Então agora vou parando por aqui para justamente ir descansar, pois amanhã tenho uma filhota que completa 9 anos e que vai ganhar um super café da manhã! Puxa, 9 anos... Eu me lembro do meu aniversário de 9 anos: foi um desastre, na praia. Aliás, como fazia aniversário nas férias, eles tendiam a se tornar desgraças porque a gente estava geralmente viajando com minha mãe e meus irmãos todos e minhas tias e meus primos. E, geralmente, os homens da família, na época, não eram muito presentes. Então, imaginem o nível de organização das coisas: zero!

O meu de 9 anos foi divertido, como sempre. Mas imaginem duas gravidonas de uns 6 meses (minha mãe e tia), a primeira com 4 filhos, a segunda, com uma neném (Fizeram as contas? 5 crianças entre 11 e 1 ano e duas grávidas no terceiro trimestre. OK). E elas tinham que fazer a minha festinha! Pense em um brigadeiro que nunca deu ponto! Eu sei que hoje em dia brigadeiro na colher é chique, tem até em casamento, mas pra mim não foi muito não.

Mas eu gosto da minha fotinho desse dia: com uma blusa e uma sainha vermelha, os cabelos de franjinha, um arquinho, na rede, toda sorridente. Ah! E bem negona, porque a nossa casinha ficava na beira da praia em Saquarema e eu não saía de lá! Esperem aí, acho que foi nesse mesmo ano que queimei a mão tentando pegar uma mãe d'água no mar (prima da água-viva, que parece uma manga). Fui salva por um surfista, que botou minha mãe escaldante na areia. Só me lembro de ter que ficar sentadinha na sombra da casinha, na frente do ventilador, com a mão cheia de uma pasta lá... sem poder ir pra praia! Ninguém merece!

É, lembranças... Mas Nina pela primeira vez na vida não vai ter festança. Amanhã, no fim da tarde ela pega o avião e vai passar 5 dias viajando com os avós e os dois primos. Vão para Gramado e Canela, no Sul. Detalhe: na Páscoa! Delícia, hein? Quando ela voltar, ela quer muito que um grupinho de amigas venha dormir em casa (uma festa do pijama!) para comemorar seu aniversário. Beleza!

3 comentários:

  1. Minha amiga querida, mande muitos beijos e desejos de parabéns para Nina e, óbvio, para vocês também. Às vezes eu acho que eles demoram para crescer, mas quando vejo já estão tão grandes e tudo passou tão rápido!

    Quando quiserem vir, as portas estão mais do que abertas para vocês! É só avisar!!

    Beijos em todos!

    ResponderExcluir
  2. Nina vai adorar Gramado e Canela! Está tudo enfeitado pra Páscoa!è lindo! Um beijo,tudo de bom e boa Páscoa!chica

    ResponderExcluir
  3. Rê, amiga, pois é: 9 aninhos já! Até breve, querida!

    Chica, transmimento de pensassão! eu li seu blog agora há pouco... Lindo, adorei! Então você é do Sul! Sim, minha filhota está adorando e eu já estou com saudades dela... Mas daqui a pouco ela volta e eu vou poder colocá-la no colo e lhe dar muitos beijos e nós vamos conversar muito sobre sua viagem! bj grande e volte sempre!

    ResponderExcluir

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!