terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Mulheres na cozinha

Nada como a nossa cozinha para proporcionar um belo e aconchegante local de conversas importantes entre mulheres. A casa é confortável, tem jardim, tem sofá, tem varanda... Mas é na hora que se adentra a cozinha que o assunto mais importante entre duas mulheres, ou mais, vem à tona.

O que há de mágico nesse local quase que sagrado para aqueles que conhecem alguns dos seus segredos? É claro que deve existir até tese de doutorado sobre o aconchego e a tranquilidade que a cozinha da nossa casa traz. Afinal, é onde o alimento é preparado, cozido, mexido, revirado, temperado... é como a nossa própria vida mesmo.

A gente tem que mexer, remexer, rebolar, picar, triar, cortar, juntar, refogar, fritar, salgar, enfim... A cozinha pode ser uma das mais belas metáforas do que é a vida de uma pessoa. Quem cozinha e se sente bem dentro de sua própria cozinha vai entender do que estou falando. E quem não cozinha, tenho certeza, tem boas lembranças de momentos especiais passados geralmente com suas mães, avós, tias, irmãs ou primas dentro de uma cozinha.

Ela pode ser pequena, grande, com copa ou não. Mas eu gosto de estar na minha e sinto-me à vontade nas cozinhas dos outros! Ontem estive na casa de uma tia-avó e adivinhem onde eu tive as conversas mais interessantes daquela tarde? Lá, na cozinha, na beira do fogão, após ter comido aquela comida maravilhosa, preparada com tanto carinho por mãos de uma mulher negra, pequena, doce e encantadora, a empregada da casa.

E hoje, minha felicidade de ter recebido minha mãe para passar a tarde comigo e Gabriel. Almoçamos, descansamos no sofá, brincamos com ele... Mas foi só quando eu resolvi entrar na cozinha para lavar a louça, que nossa conversa se aprofundou e eu a escutei. Minha mãe me acompanhou e começou a preparar um doce de banana com umas bananas muito passadas que eu tinha e não sabia o que fazer com elas.

Ela foi sincera, verdadeira e eu a escutei com toda a paciência e amor.

Que a cozinha continue sendo esse lugar maravilhoso para as mulheres, um lugar onde nós possamos inventar, criar, chorar, berrar, se recolher... e acolher aqueles que mais amamos, a começar por nossos filhos, nossas filhas, nossos amigos e amigas. Sem o peso do esteriótipo, tipo "esquentar a barriga no fogão e esfriar no tanque"; "lugar de mulher é na cozinha"... Não, nada disso! Mas que a cozinhe seja esse lugar ritualístico e mágico, que tem o poder de proporcionar tantos momentos preciosos para a vida de homens e, principalmente, mulheres.

2 comentários:

  1. Maíra, acabei de conhecer seu blog! Adorei seus posts!

    Tb tenho blog e sou de Bsb...passa lá pra me visitar!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Mamá, cadê Biel, melhorou?! Mas é sempre assim né, quando está tudo bem aparece uma febrinha, um catarrinho.. Espero que já esteja melhor! Adorei seu texto, você bem sabe como é aqui em casa também, a cozinha está sempre a todo vapor!

    Vamos nos ver nessas férias!?!?!?!?!?

    Bjs

    ResponderExcluir

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!