Embalada pelo lindo blog de receitas da minha amiga Renata (Strawberry crumble) e como gosto mesmo de cozinhar e aprender e tentar coisas novas na cozinha, decici dividir com vocês esta receita, que é uma mistura de receitas de quiche (que eu adoro fazer e comer)! Fiz ontem, como contribuição para o almoço na casa da minha sogra.
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo (pode misturar com a integral, se quiser)
125 g de manteiga gelada ou recém tirada da geladeira
1 ovo inteiro
50 ml de água filtrada
sal a gosto
Recheio:
8 talos de alho poró fatiados em rodelas finas (descarte ou reserve para outra receita a parte mais escura e dura)
3 ovos inteiros
1 lata de creme de leite com soro
sal, pimenta do reino e mostarda a gosto
alguma erva
Comece pela massa. No seu plano de trabalho, que pode ser dentro do tabuleiro mesmo, coloque a farinha e trabalhe a manteiga com ela até obter uma farofa amarelada. Junte o sal. Em uma tigela, bata o ovo com a água e junte esta mistura à farinha. Trabalhe a massa até que fique lisa e sem grudar nas mãos. Você não deve levar muito tempo para fazer isto. A massa deve ser de fácil manuseio (por causa da quantidade de gordura!). Faça uma bola e coloque na geladeira enquanto faz o recheio.
Fatie o alho poró como indicado. Prefira o legume orgâncico, ele tem mais sabor, é mais saudável para você e para o planeta! Reserve. Em uma tigela, bata os três ovos com o creme de leite e os temperos - prefira uma mostarda de qualidade, de sabor forte. Dessa vez, eu usei nirá (um tipo de alho verde que tenho na horta. Foi o meu sogro, que cozinha pra C. que me ensinou!), mas você pode usar a erva fresca ou ressecada de sua preferência. Pronto, está na hora de montar!
Tire a massa da geladeira, abra-a em uma fôrma média, circular ou retangular e suba as bordas. Faça alguns furos no fundo com um garfo. Coloque o alho poró em rodelinhas e despeje o creme por cima. Asse em forno médio/baixo por aproximadamente 35 a 40 minutos, ou até o creme estar cozido e a massa ter soltado da travessa, coradinha. Sirva morno ou frio. A quiche é um excelente prato para passeios, tipo piquenique, ou para levar para a casa de alguém. Ou para um almoço ou jantar. Vai bem com salada verde, chips, arroz, o que quiser!
Obs.: a quiche francesa é sempre feita com creme de leite fresco (100 ml ou um pouquinho mais), mas eu descobri fazendo que o nosso creme de leite de lata com soro dá praticamente o mesmo efeito. Acredito que ela fique mais leve e com certeza mais saudável com o creme fresco, mas não é sempre que este produto está disponível para nós, não é mesmo?
Bom apetite!
Ai gente que pessoa chique!!!!!!!!!!!!!!! Mamá, já vou tentar fazer sua receita essa semana mesmo, amo quiche de alho poró!
ResponderExcluirBeijinhos!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirHummm! Também adoro quiches! Aliás ontem mesmo lanchamos o tradicional Quiche Lorraine...
ResponderExcluirEm casa já tenho o "poireaux", assim que é só conseguir o creme pra colocar mãos à obra, hehe! (Aqui é o contrário, o difícil é achar o creme de leite em lata, o mais fácil é o "crème fraiche").
Eu costumo fazer sempre o souffé de alho-porró... e outros sabores que ficam uma delícia é o de couve-flor e o de queijos (uma misturinha básica com os queijos que vão sobrando); recomendo essa receita, pois como não leva manteiga nem creme, dá pra fazer mais vezes... além do mais fica bem leve.. se quiser é só dizer!
beijinhos,
da Maria