sábado, 14 de novembro de 2009

Quiche de alho poró

Embalada pelo lindo blog de receitas da minha amiga Renata (Strawberry crumble) e como gosto mesmo de cozinhar e aprender e tentar coisas novas na cozinha, decici dividir com vocês esta receita, que é uma mistura de receitas de quiche (que eu adoro fazer e comer)! Fiz ontem, como contribuição para o almoço na casa da minha sogra.

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo (pode misturar com a integral, se quiser)
125 g de manteiga gelada ou recém tirada da geladeira
1 ovo inteiro
50 ml de água filtrada
sal a gosto

Recheio:
8 talos de alho poró fatiados em rodelas finas (descarte ou reserve para outra receita a parte mais escura e dura)
3 ovos inteiros
1 lata de creme de leite com soro
sal, pimenta do reino e mostarda a gosto
alguma erva

Comece pela massa. No seu plano de trabalho, que pode ser dentro do tabuleiro mesmo, coloque a farinha e trabalhe a manteiga com ela até obter uma farofa amarelada. Junte o sal. Em uma tigela, bata o ovo com a água e junte esta mistura à farinha. Trabalhe a massa até que fique lisa e sem grudar nas mãos. Você não deve levar muito tempo para fazer isto. A massa deve ser de fácil manuseio (por causa da quantidade de gordura!). Faça uma bola e coloque na geladeira enquanto faz o recheio.

Fatie o alho poró como indicado. Prefira o legume orgâncico, ele tem mais sabor, é mais saudável para você e para o planeta! Reserve. Em uma tigela, bata os três ovos com o creme de leite e os temperos - prefira uma mostarda de qualidade, de sabor forte. Dessa vez, eu usei nirá (um tipo de alho verde que tenho na horta. Foi o meu sogro, que cozinha pra C. que me ensinou!), mas você pode usar a erva fresca ou ressecada de sua preferência. Pronto, está na hora de montar!

Tire a massa da geladeira, abra-a em uma fôrma média, circular ou retangular e suba as bordas. Faça alguns furos no fundo com um garfo. Coloque o alho poró em rodelinhas e despeje o creme por cima. Asse em forno médio/baixo por aproximadamente 35 a 40 minutos, ou até o creme estar cozido e a massa ter soltado da travessa, coradinha. Sirva morno ou frio. A quiche é um excelente prato para passeios, tipo piquenique, ou para levar para a casa de alguém. Ou para um almoço ou jantar. Vai bem com salada verde, chips, arroz, o que quiser!

Obs.: a quiche francesa é sempre feita com creme de leite fresco (100 ml ou um pouquinho mais), mas eu descobri fazendo que o nosso creme de leite de lata com soro dá praticamente o mesmo efeito. Acredito que ela fique mais leve e com certeza mais saudável com o creme fresco, mas não é sempre que este produto está disponível para nós, não é mesmo?

Bom apetite!

3 comentários:

  1. Ai gente que pessoa chique!!!!!!!!!!!!!!! Mamá, já vou tentar fazer sua receita essa semana mesmo, amo quiche de alho poró!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Hummm! Também adoro quiches! Aliás ontem mesmo lanchamos o tradicional Quiche Lorraine...
    Em casa já tenho o "poireaux", assim que é só conseguir o creme pra colocar mãos à obra, hehe! (Aqui é o contrário, o difícil é achar o creme de leite em lata, o mais fácil é o "crème fraiche").
    Eu costumo fazer sempre o souffé de alho-porró... e outros sabores que ficam uma delícia é o de couve-flor e o de queijos (uma misturinha básica com os queijos que vão sobrando); recomendo essa receita, pois como não leva manteiga nem creme, dá pra fazer mais vezes... além do mais fica bem leve.. se quiser é só dizer!
    beijinhos,
    da Maria

    ResponderExcluir

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!