domingo, 31 de janeiro de 2010

"Narciso acha feio o que não é espelho"

Em tempos de BBB, de Fazenda, Twitter, Blogs e afins, pergunto-me se esta não é a era do narcisismo coletivo. O interessante é que o mundo não pára de girar e assistimos pasmem ao terremoto que massacra os haitianos e os coloca em uma posição mais vulnerável ainda do que a que eles já conheciam...

Esta que vos fala e assina este blog assumiu há pouco tempo esta identidade virtual, que na verdade pode ser uma entidade criada e manipulada por qualquer pessoa que se interesse em fazê-lo. Ainda me considero uma quase estreante na web, pois cada vez que fuço um pouquinho mais, deparo-me com cada vez mais coisas que eu desconhecia.

Um exemplo deste espanto é com os nichos do mundo dos blogs. Se eu não fosse blogueira, jamais teria acesso a esses outros espaços virtuais, onde pessoas comuns e especialistas expõem seus pensamentos, seus trabalhos e suas vidas para quem quiser. Digo isto porque meu tempo online e meu conhecimento nesta área é ínfimo se comparado ao das outras pessoas que vejo por aí. Eu nunca poderia imaginar que há blogs e grupos de blogs sobre praticamente qualquer assunto que interesse a um ser humano.

É desta forma que às vezes sou achada em uma pesquisa Google sobre feminilidade ou ciclos, por exemplo. E olhem que tenho consciência que os meus assuntos não interessam muitas pessoas, pois este blog não vende nada, não fala de moda, nem de celebridades, nem de fofoca, nem de dicas de saúde, nem de notícias, nem de pornografia, enfim... É tão íntimo e talvez, digo isso humildemente, profundo quanto a pessoa mesmo que eu sou.

Este assunto não é original, mas quero discuti-lo. Qualquer pessoa hoje em dia pode ser alguém muito lido, muito visto e até idolatrado através da internet e seus meios. As pessoas não se incomodam em divulgar suas próprias fotos, suas roupas, sua casa, sua cozinha, enfim, querem divulgar tudo isso e muito mais. Daí o título deste post. Vê-se que nunca antes fomos tão narcisistas com tanta dimensão e em tão pouco tempo. E eu sou parte integrante deste grupo, mesmo que meu conteúdo seja um tanto menos requisitado pelo mundo moderno.

Não estou aqui para julgar este fenômeno, se é bom ou ruim, certo ou errado. Mas é um fato, não é? O culto de si mesmo está aí e é algo para se pensar. Ao mesmo tempo, as catástrofes continuam a acontecer, a miséria impera no planeta, apesar da riqueza existente ser mais do que suficiente para todos. Acredito que todos nós somos responsáveis por tudo o que está acontecendo mundo afora e talvez esse movimento narcisista seja até uma centelha do que o ser humano é capaz de fazer para se renovar. Criando e trocando através deste mundo, pode ser que novas idéias surjam para solucionarmos nossos problemas, pois ainda não há sistema ou algo novo que dê conta do assunto.

Um comentário:

  1. Bom dia Maíra, adorei sua visita e sua gentileza.
    Agradeço o elogio e posso dizer-lhe que esse seu cantinho é muito interessante e abraçador.

    Fiquei feliz em saber que já esteve em Olinda, muito legal mesmo.
    Depois me fala o nome de sua irmã, quem sabe não nos conhecemos, pelo menos de vista...

    Olha só, tenho um tio que mora em Brasília há +- 40 anos. Ele tem quatro filhas da faixa de idade da gente(rs), e uma delas está na área de teatro, dança...

    Vou seguir-lhe agora mesmo e colocá-la nos meus blogs visitados, viu?

    Um xero grande!

    ResponderExcluir

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!