sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Rabanete e formiga

Hoje de manhã eu descobri o que comeu as folhas do meu rabanete. Já desconfiava que poderiam ser formigas, mas eu nunca as havia visto em ação. Junto com a primeira leva de sementes que eu havia semeado há duas luas atrás estavam rabanetes. Eles cresceram e ficaram vistosos, com folhas de até 30 centímetros de altura, acredito. Um belo dia, essas folhas começaram a diminuir de tamanho até virarem toquinhos, como se tivesse passado a tesoura por cima.

De imediato, eu culpei o pintinho que estava conosco (a Pipa), que sempre me acompanhava até a horta e ficava ciscando por ali. Ele adorava o manjericão. Porém, ele sumiu há umas três semanas – nós nos esquecemos de guardá-lo um belo dia, pois não estávamos aqui no cair do sol e quando chegamos de noitinha, ele havia sumido e nunca mais apareceu... Ele se foi, mas as folhas de rabanete continuaram a desaparecer também. Cheguei a me sentir mal por ter sido injusta com a Pipa.

Na lua crescente que passou, eu semeei outro canteiro, visto que considero-me vitoriosa em relação ao meu primeiro, apesar do fiasco do rabanete, e semeei as últimas sementes de rabanete também. Hoje de manhã cedo fui molhar a horta e pela primeira vez vi as formigas da cor da terra, cortando o broto de rabanete e carregando aqueles pedacinhos de folhinhas verdes para fora do canteiro e para fora da horta. Bem ali, debaixo do meu nariz, e eu sem poder fazer nada! Principalmente porque estou de óculos hoje e não enxergo bem. Precisaria das minhas lentes para poder segui-las e descobrir da onde elas vêm.

Já expliquei para todo mundo que o intuito desta hora é que ela seja orgânica. Mesmo assim, as pessoas continuam me dizendo que devo colocar remédio de formiga em seu formigueiro para matá-las. Mas aí minha horta deixaria de ser orgânica, certo? Conversei com elas hoje, como me ensinou uma amiga agrônoma, mas não sei se esta conversa vai surtir efeito. As formigas parecem gostar demais do rabanete para cair meu papo! Vou tentar métodos alternativos, como cinza de plantas e fumo. Quer dizer, não hoje... se bem que a lua minguante poderia me ajudar a fazer com que as formigas parem de vir à horta, pelo menos por um tempo... quem sabe?

Ontem descobri também o que vem comendo minhas impatients. É lagarta. Até achei uns ovinhos brancos em um caule. Joguei fora. Vou ter que tirar alguns pés da manilha porque ela está lotada e reparei que as plantas que não têm muito espaço lá não dão muitas flores. Tem uma que ficou em um cantinho só para ela e deu mais de 20 flores vermelhas ao mesmo tempo! Incrível, não? A azaléia, que fica no centro, acabou de florir de novo. O teatro das flores... Agora, além de presenteada com bela e deliciosa rúcula da horta, também tenho o prazer de ver flores que eu mesma plantei desabrocharem. Não tem preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!