terça-feira, 26 de maio de 2009

Tarefas domésticas e eu

Bom dia! Hoje finalmente vou me dedicar ao meu trabalho. Acho que vai chegar uma hora em que terei que aprender a produzir textos com Gabriel do meu lado, ou perambulando por aí. Mas no momento, prefiro escrever tranquilamente enquanto ele tira uma soneca e depois, à medida que o dia for passando, eu fico com ele e vou fazendo minhas tarefas domésticas.

Estou desde ontem um pouco ansiosa com o novo estilo de vida que está para se impor em minha casa. Apesar de sempre ter desejado que João tivesse um emprego fixo, com hora para acabar e hora para terminar, agora que isso está prestes a se tornar realidade, eu confesso que estou ansiosa. Principalmente pelo fato de não estar acostumada a vê-lo longe todos os dias, sem ao menos voltar para o almoço. Talvez tenha a ver com o fato de que moro na roça agora, afastado da cidade e de que não disponho ainda de um carro para sair quando quiser... Outra coisa é que Nina acabou de viajar com a escola hoje de manhãe e só volta na quinta à tarde; ou seja, seremos eu e Gabriel somente hoje, amanhã e depois... Ah!

Ainda bem que estou em tratamento terapêutico, senão seria bem mais difícil e eu provavelmente não teria forças para continuar minha feliz empreitada caseira. Mas é como Fernada me disse na última sessão: eu preciso criar, realizar tarefas criativas, que prencham o vazio que o João vai deixar. Ser mãe não deixa nenhum vazio, mas tarefas domésticas sim. No livro das mulheres selvagens, a autora diz mais ou menos a mesma coisa. Ela diz que é preciso ter cuidado com os trabalhos domésticos porque eles têm uma característica marcante: eles nunca acabam. As tarefas domésticas tomam muito do meu tempo e minha energia e é preciso que eu mesma saiba repor esta energia. Uma das providências que tomaremos assim que João assumir o cargo é voltar a Divina pra duas vezes por semana, ao invés de uma, pra me ajudar. Porque do jeito que está agora, é assim mesmo, tenho que ir levando, um dia após o outro, sem me estressar muito, mas tentando arrumar ao máximo o que aquele dia me permite. Mas sem deixar que estas tarefas tomem conta de minha vida, está aí o perigo.

Um comentário:

  1. É isso aí, não se deixe absorver pra não produzir nenhum tipo de desgaste em vc e assim continuar "produzindo" todas as coisas maravilhosas que vc faz!!!
    Ponha pra funcionar essa imaginação fértil que vc tem pra encontrar formas práticas, truques que facilitam a vida doméstica e permitem ganhar tempo até que a "ajuda Divina" chegue (risos)- não resisti na brincadeira - é que os dois sentidos valem!!!
    bjs da Maria

    ResponderExcluir

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!