terça-feira, 26 de maio de 2009

Para Lolê e os Três

Sexta à noite fomos assistir ao concerto do Lolê e seu trio (Três) na Casa Thomas Jefferson. Lourenço na bateria e no vibrafone, Franciso ao piano e Lize no contrabaixo acústico. Que trabalho bonito! Foram interpretadas músicas de repertório brasileiro, com releitura deles próprios, duas composições do Lolê e mais outras tantas do Francisco. Fiquei realmente emocionada não somente pela qualidade dessas composições originais, mas pela forma que eles encontraram de interpretar todas as músicas.

Francisco é um super pianista. Ele também toca acordeon, mas nesse concerto não tocou. Lize toca muito bonito, é baixinha, o contrabaixo é muito maior do que ela. Quando toca com os dedos, tem um gingado parecido com o do papai. E que técnica! Quando pega o arco, sai um lindo som de vibrato... E os arranjos para o arco são muito bonitos. Eu chorei de emoção na penúltima música (do Chico Buarque e Cristóvam Bastos, que não me lembro do nome agora, mas que foi solada pela Lize com o arco). Bom, Lourençao, show à parte. Virtuose de sua bateria, com suas caras e bocas, seu molejo, o ritmo que parece que sai de dentro do seu próprio corpo. E quando ele pega as baquetas e sai tocando o vibrafone então? Que sensibilidade, que musicalidade... Ela sabe que poderia ter sido bailarinio se quisesse. Na verdadee, ele dança tão bem que é meio bailarino mesmo.

Lourenço com sua determinação natural, disse aos nove anos de idade que queira ser baterista. A profissão de músico soava tão natural dentro da minha casa, mas acho que houve uma ligeira preocupação em relação ao dinheiro que os músicos fazem ou não fazem. Lourençao sempre foi incentivado a ser bom aluno, coisa que ele sempre foi, inclusive ganhando prêmios de ciência e tudo. Mas o seu coraçãos sempre esteve certo do que ele queria: música, música, música. E tem mais: ele nunca vai ter problemas de dinheiro. Ele é organizado, não faz estripulias, não é nem um pouco doidão. Às vezes tenho vontade de dizer pra ele deixar de ser tão caxias e curtir mais os seus 21 anos. Ai, ai, meu mateudinho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!