sábado, 25 de outubro de 2014

Depois da tempestade, vem a bonança!

(agora estou feliz como essas arraias do aquário!) Há quanto tempo não escrevo para o blog! Estou com muitas saudades desse espaço. O último mês tem sido intenso, com fortes experiências malasianas! Desde que Iuri começou a escola – acabamos optando pela montessoriana a poucos metros de casa, outro ritmo se instalou. Após a primeira semana de adaptação – foi um pouco difícil pra ele, ele começou a se sentir mais a vontade, corajoso e curioso. Tem sido ótimo, então, o fato de ele estar se relacionando com outras crianças e outros adultos na escola. São três professoras, todas indianas-malasianas, umas fofas! E eu estou tranquila; a diretora, também indiana daqui, é muito atenciosa, e elas são todas bem amorosas. Tenho lá minhas reservas em relação a “ficar ensinando coisas pras crianças”, mas como isso é parte das atividades e não toma todo o tempo, tolero. O fim do mês de setembro foi um pouco conturbado para mim. Eu estava muito ansiosa para que Iuri ficasse logo na escola. Comecei a me sentir isolada, sem amigos, sei lá... A minha cabeça começou a me atrapalhar. Eu entrei numas de que tinha que trabalhar fora a qualquer custo. E logo. Mas nós só tínhamos um mês de Malásia, e esses pensamentos me custaram muito caro. Mudamo-nos no fim do mês para um apartamento na mesma área (do outro lado da rua, na verdade) do anterior: maior, mais arejado e iluminado, em condomínio pequeno, um estilo bem privado, muito gostoso... Mas eu não estava tranquila. Em poucos dias, Nina começou a ter uma febre muito alta e ficou de cama por três dias. No segundo dia em que ela estava doente, eu e Benjamin caímos ao sair de um táxi depois das compras. Eu estava tentando sair, mas achei que poderia colocá-lo no chão antes. Não deu outra. O carro era alto e caí por cima da perninha dele. Ele não conseguiu mais ficar no chão naquele dia, para a minha culpa e desespero. Naquela noite, fui à minha segunda aula de yoga. A aula foi mais tranquila que a primeira, que tinha sido com o dono do estúdio, uma aula bem forte de Ashtanga. Voltei pra casa de noitinha e estava garoando. No dia seguinte, acordei completamente dolorida. Achei que tinha pegado um resfriado e que aquela dor, que foi piorando à medida que o dia foi passando, a ponto de eu caminhar devagarinho e ter que me esforçar muito para dar conta das tarefas da casa, era resultado da aula da noite anterior. Qual nada! Nesse dia, chamei Benjamin pra brincar de gatinho e ele tomou coragem e se locomoveu engatinhando. Minha culpa e preocupação diminuíram um pouco... Mas acontece que eu não melhorava nada e comecei a ter febre também. Como Nina não conseguia sair da cama no quarto dia, e Benjamin continuava não andando, João tomou a decisão de levá-los ao hospital. Eu, mesmo muito mole, quis ir também. Chegando lá, Nina fez o teste de dengue e, como estava com as plaquetas baixas, foi internada. Benjamin foi examinado na emergência e o médico não achou nada, mas como médico é sempre médico, pediu raio-x. Esse exame nós levamos a um ortopedista, que me explicou que há lesões que não aparecem no raio-x. Além disso, enquanto conversávamos, Benjamin levantou-se e saiu andando! Meus olhos se encheram de lágrimas! Pra mim, foi o fim do assunto. Ele me pediu pra ficar de olho, caso a perna ficasse roxa ou ele continuasse reclamando de dor. Ele mancou por alguns dias e depois... ficou ótimo! Joao dormiu no hospital com a Nina naquela noite e eu voltei pra casa – não tinha nem uma semana que havíamos nos mudado – pra ficar com os meninos. Busquei Iuri, que tinha ficado na escola por mais tempo a nosso pedido e esperei Gabriel chegar. Conversei rapidamente com minha mãe no Skype. Eu estava com febre e muito cansada. Ela deu uma chamada nos meninos pra mim, o que me ajudou, de fato. Assim que escureceu, eu disse a eles que iria apagar as luzes e que ficaríamos todos quietos. Durante a madrugada, além das dores pelo corpo, eu senti as famosas dores nas juntas e pensei: “Lasqueira! É dengue!... o que vou fazer?” No dia seguinte, quando João voltou pra casa, pois o combinado era que eu iria passar o dia no hospital com a Nina, ele me deu uma dura. Disse que eu poderia estar muito doente e que eu tinha que me consultar na emergência. Fiquei com a Nina um pouco e, como ainda estava com febre, mesmo baixa, e muitas dores, convenci-me de que tinha que descer e conversar com um médico. De cara, ele me disse que eu teria que fazer o teste, uma vez que minha filha já estava contaminada. Fiz, e minhas plaquetas já estavam baixas. Ele me explicou que elas iriam abaixar mais ainda e que para eu ir embora, teria que assinar um termo de compromisso! Conversei com João ao telefone, na verdade, chorei muito e fiquei. Soro na mãozinha, amigo vizinho trazendo cartão de crédito pra eu pagar o depósito e consegui ficar em um quarto no mesmo corredor da Nina. Ele era grande e confortável. Tinha vista pras Petronas e, ao anoitecer, era bonito de se ver: aquelas luzes se acendendo pouco a pouco e depois, no escuro: aquela maravilha! Nina ficou quatro noites. Eu tive que ficar sete. Eu procurei não ficar sentindo pena de mim mesma. Mas, na verdade, foi um período importantíssimo para o meu crescimento. Eu entendi que estava ansiosa demais, atropelando as coisas com a minha cabeça. Entendi que a minha vontade de trabalhar, produzir e criar outras coisas que não fossem os filhos é legítima, mas que as coisas tem o seu próprio tempo, que não é o meu! Entendi que chegar a um país estrangeiro, reatando um casamento, com 4 crianças é tarefa não-simples. Mesmo sendo a quarta vez morando fora do país, esta certamente é a mais desafiadora de todas. Percebi a grande importância que tem a minha saúde física e mental no seio desta família numerosa. No quinto dia de hospital, João estava pirando em casa, sem poder ir trabalhar, tomando conta de tudo e todos, e eu conversei com o médico pra poder ir pra casa. Ele disse que eu poderia ir, se voltasse no dia seguinte, pois minhas plaquetas ainda não estavam altas o suficiente. Muito ansiosa e culpada (pra variar), fui embora. Fiquei um pouco com os meninos, amamentei o Benjamin e comecei a ter uma dor de cabeça pesada! Ela não parou de aumentar e aí eu comecei a vomitar. A dor não passava de jeito nenhum e, como já estava muito fraca, João e eu concordamos que seria melhor eu voltar para o hospital imediatamente. Foi o que eu fiz! De volta ao soro, remédio na veia pra conseguir descansar. Salvou minha vida! Em menos de 48 horas, eu estava me sentindo forte o suficiente pra voltar pra minha casa e pras pessoas que eu mais amo: eu mesma, meu companheiro e nossos filhos! Meus exames apontaram que eu melhoraria sem dúvida e pude ter alta! Mandei flores pro meu corredor, afinal como agradecer àquela equipe de enfermeiras tão cuidadosas e pacientes? Quando cheguei em casa e me dei conta de que tinha passado mais tempo no hospital do que na minha casa nova, me deu uma vontade enorme de viver! E curtir e me divertir! Pouco a pouco, fui-me sentindo mais forte, conseguindo fazer cada dia um pouquinhomais. Gradualmente, fui curando meu corpo e minha alma. Desde então, já fizemos passeios maravilhosos e eu e João até saímos em uma “date”! Contratamos uma das professoras do Iuri como baby-sitter. Ela deu super conta do recado e nós nos divertimos na noite venezuelana! É isso! Estou certa de que as coisas acontecem quando tem que acontecer. Estou confiante que essa vivência nesse país tão intrigante será (já está sendo!) de grande valia para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!