domingo, 7 de setembro de 2014

Kuala Lumpur: primeiras impressões

Finalmente consegui um tempinho e uma dose de coragem para escrever!... Minha vida mudou (de novo!) e dessa vez mudou tanto que tive que dar meia volta no globo terrestre... Estou novamente casada com o João (o mesmo - escreverei mais sobre esse processo em momento oportuno) e, como ele trabalha servindo a pátria com serviço exterior, ele acaba de ser removido para trabalhar na Embaixada do Brasil na Malásia, em Kuala Lumpur. Chegamos aqui há menos de 10 dias, exaustos da longuíssima viagem, carregados de malas e todos os nossos quatro filhos: Nina, 13, Gabriel, 6, Iuri, 3 e meio e Benjamin, 1 e meio. Estamos muito bem instalados, em um apartamento em condomínio com serviços, mas provavelmente teremos que nos mudar, visto que precisamos de um quarto extra e aqui não ha esta possibilidade. Quem me conhece e se lembra dos meus textos anteriores sabe que a minha praia não é fazer textos informativos, apesar dos dados serem importantes - principalmente quando se está em um lugar tão diferente de onde se vem! Gosto de usar este espaço e esta ferramenta fantástica de publicar meus escritos para dissertar sobre minhas impressões, minha experiência, meus sentimentos... A regra é não me prender a nenhum tipo de padrão. Eu faço isso justamente para me sentir livre, leve, para que eu possa divagar sobre qualquer assunto. O uso da primeira pessoa é proposital e marca também essa proposta. Agora, mais do que nunca, quero ter um espaço só meu, onde eu possa convidar as pessoas a entrar no meu mundo, abrindo as portas da minha casa e oferecendo algo interessante (ou não) para conversarmos ao tomarmos um chá, um café, um suco, um sorvete, fumar um cigarro... sei lá!... Então vamos ao que interessa: Kuala! Hoje fizemos nosso primeiro tour pela cidade. Pegamos o "hop-on, hop-off bus" e saímos ao vento primeiro e depois praticamente dentro da cabine com ar condicionado a ver a cidade. Até então, eu só tinha conhecido o caminho do táxi até a escola das crianças, que fica longe de onde estamos uns 10 km. Pudemos ver de perto todos os pontos turísticos principais da cidade e só realmente descemos em dois: no Central Market e em Merdeka Square. Ambos valem a pena enfrentar o calor... Tive também o meu primeiro contato com a comida chinesa-malasiana, se posso colocar assim. Fomos a um restaurante chinês (bem diferente dos nossos chineses-brasileiros). Eu pedi tofu frito e ele veio em um molho mega apimentado, que mal deu pra eu curtir!... Nunca fui chegada a pimenta, mas adoro experimentar comidas diferentes. Fui com fé, mas minha tolerância, aparentemente, não foi suficiente pra curtir o meu prato. Comi um pouco do frango do João, que estava muito bom, mesmo com a quantidade enorme de pimenta! As crianças acabaram não comendo direito, só os rolinhos primavera da entrada e uma espécie de lula a milanesa. Por fim, todos tomamos muito suco de laranja e abacaxi! Eu adorei ir a Merdeka. Quem curte arquitetura vai curtir muito uma viagem a KL. Os prédios são lindos, diferentes, cada um de um jeito. E a arquitetura de um século de idade é igualmente bela e interessante. Nós assistimos a uma apresentação impressionante dentro de uma galeria nessa praça. É um centro onde eles contam a história da cidade e onde há também uma lojinha incrível com um tipo de arte local feita em madeira, com detalhes minuciosos e chocantes! Tem uma sala onde há essa apresentação de 4 minutos com um vídeo simples sobre a cidade, bem informativo. Mas a mágica acontece na nossa frente, na super maquete de toda a cidade, que fica toda iluminada e acontece um espetáculo de luzes e música junto... Foi um negócio tão incrível e impressionante que nos deixou todos de queixos caídos!... A diversidade do povo é talvez o que mais impressione aqui. O país é laico-muçulmano, o que significa que eles são muçulmanos abertos a outras religiões. A etnia malaia é a maioria e toda muçulmana. Aí tem os chineses, que ou não tem religião, ou são budistas, acho, e os indianos, que são de religiões variadas. É no mínimo curioso cruzar com mulheres inteiramente cobertas e com véu, ou mesmo burca, e na mesma calçada ver as chinesas vestidas com roupas ocidentais, shorts, braços nus... Há indianas que caminham com seus belos sáris nas ruas e, claro, há toda uma comunidade internacional, com seus gringos diversos, fazendo desta cidade sua casa do momento. Depois de uma primeira semana bem cansativa e um pouco estressante por causa da dificuldade de acertar a diferença de 11 horas no sono de todos - não é brincadeira: criancinhas acordadíssimas às 2 da manhã, indo dormir às 5, depois outra acordando às 6, indo dormir à tarde para acordar às 11 da noite e por aí vai -, parece que a vida vai tomando o seu ritmo. Estamos passando por algumas dificuldades em relação a transporte, principalmente, já que não havíamos reservado o ônibus escolar da escola francesa com antecedência, nem possuímos carro ainda. Mas eu acredito que tudo vai se ajeitar no seu tempo. Estou muito feliz e satisfeita comigo mesma de ter produzido este texto e faço aqui um compromisso que, em breve, haverá mais! E com fotos, espero!

5 comentários:

  1. Olá, Maíra, é sempre uma delícia ler os seus textos, mas dessa vez quero deixar um recadinho: seja muito feliz!!!!!! Ser mulher é, e sempre será desafiador. Os apelos externos, que só crescem, se somam à essência original da mulher que está sempre se fazendo presente, e que não muda jamais, graças a Deus. É esse manancial de sentimentos e emoções que nos faz diferentes, resistentes... Por isso, coragem, sempre!!!!! Entrego, confio, aceito e agradeço. Boa sorte!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Maíraaaaaaaaaaaa.... que ótimo voltar ao teu blog (e percebo que tu também meio que acabaste de voltar a ele). Adorei o texto e vou acompanhar com certeza.
    Curiosíssimo sobre as novas impressões da Malásia.
    Muito boa sorte na adaptação para ti, para o João e para as "crianças" (afinal, a Nina, que vi mamar em ti, não é mais uma, né? :O).
    Beijoooooooos

    ResponderExcluir
  3. Que legal, Maira. E conseguiu vaga na escola pra todo mundo? A Nina vai fazer o videoblog? O Gabriel gostou da escola? Imagino como deve ser intensa essa mudança. Como são os supermercados? Tem de tudo? Conta mais!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, desejo que vocês sejam muito felizes aí. E sei que serão! ;)

    ResponderExcluir
  5. Grata pelo apoio incondicional, galera! bjs

    ResponderExcluir

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!