terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mamãe, estou no mundo!


Gabriel e Nina começaram o novo ano escolar hoje, na escola francesa daqui. Ela, pelo sexto ano consecutivo, voltando às aulas na mesma escola, reencontrando os amigos. Ele, indo pela segunda vez a uma escola (havia frequentado uma creche por alguns meses antes, lembram?), mas pela primeira vez na escola francesa, que, com certeza é bem diferente!...

Chegamos na mesma sala que Nina estudou lá no seu primeiro ano, a Petite séction e a Moyenne séction ficam juntas, apresentamo-nos à professora brasileira, Nara, e ao professor francês, Frank. Gabriel disse o seu nome e rapidamente sentou-se para brincar com alguns brinquedos no chão. Papai conseguiu ainda lhe dar um beijo. Eu não, pois fui mais lenta, com Iuri no colo e meu Biel nem sequer olhou pra trás!

A sala é pequena e muito simples. Há dois professores e uma auxiliar para cada turma. Eu e João apreciamos muito esse jeito simples e "francês" de lidar com as crianças. Não é preciso deixar nada na escola: nem bolsas, nem lanche, nem mudas de roupa. Se acontecer "algum acidente" tipo xixi e tal, eles trocam tudo. Os pequenos têm um horário de 45 minutos para descansar e eles saem da escola apenas 15 minutos antes do horário de todo o primário, 12h45.

Há seis anos atrás, quando chegávamos na França e deixamos a Nina na escola "francesa" (óbvio, né?), estranhamos muito o jeito "pouco carinhoso" da maîtresse: nada de beijinhos, nem abraços o tempo todo com as crianças. Nina ainda não falava francês e no primeiro mês pegou catapora! Acho que foi a maneira dela lidar com as primeiras dificuldades. Mas rapidamente fez amigos e uma amiga muito especial e já na época do Natal, além de compreender tudo, já se arriscava a falar a língua. Deixar todas estas conquistas para trás, na hora de voltar, foi outro desafio também.

Quando ela começou na escola francesa daqui, já com 5 anos, não houve um período de transição muito forte, já que ela já falava francês e o que aconteceu na época é que a melhor amiga dela, que a acompanhou durante três anos seguidos e cujos pais tornaram-se nossos amigos íntimos também, é francesa. Valentine deixou o Brasil há dois anos para viver outros anos em Dublin, na Irlanda.

Bem, não sei bem como Gabriel vai voltar da escola, nem o que ele vai contar, nem como se sentiu. Ele ainda não fala francês e não sabemos como será a aquisição da língua para ele. Mas de uma coisa eu tenho certeza: ele está fortalecido para ir para o mundo! Ele pode ser magrinho e sensível, mas não é nem um pouco frágil! Que satisfação é ver meu filho tão forte fora de casa. Há dez dias, ele começou uma aula de judô de tarde, em uma turma com crianças de 3 a 7 anos e ele só me surpreende com o seu comportamento quando está com outras crianças.

Modéstia à parte, sinto que essa segurança e essa força que ele tem vêm justamente do fato dele saber que mamãe e papai estão disponíveis para ele. É fruto do nosso trabalho e dedicação. Estou emocionada... Há pouco tempo, ele era como Iuri, totalmente dependente de mim! E agora tá aí, no mundo, desmamado, desfraldado, criando, aprontando muitas peripécias, tirando a mamãe do sério antes de dormir... hahaha... com certeza, não é mais um bebê!

Tudo isso só me fortalece e me mostra que quando exercemos a paternidade e a maternidade com responsabilidade e consciência, respeitando, amando e cuidando dos pequenos indivíduos que colocamos no mundo (por opção!), eles se tornam crianças e pessoas saudáveis, capazes de exercerem sua individualidade na sociedade, sabem relacionar-se com os outros e enfrentam os desafios e frustrações da vida com mais segurança e serenidade.

Para mim, essa relação de parceria entre casa e escola, cada uma com o seu papel, respeitando o espaço e os limites de cada uma, é fundamental para o crescimento do indivíduo. Não que exista escola perfeita (muito menos pais e mães perfeitos!), mas deposito minha confiança na escola dos meus filhos, pois sei que eles têm todo o carinho que merecem e necessitam dentro de casa e que terão outras oportunidades de crescimento, conhecimento, relacionamento, fora dela. Hoje estou feliz e satisfeita!

12 comentários:

  1. que ótimo! quanta alegria! cada fase é mesmo mágica! parabéns pra toda a família, e um bisou especial pro meu xarázinho!
    Gab

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Gab! sim, muita alegria mesmo!
    bizes procê e Inaê tmbm!
    Saudades docê no grupo...

    ResponderExcluir
  3. Uau, adorei a empolgação! Acho mesmo que ele vai curtir a rotina nova... especialmente porque ele não parece ser o tipo de "cara" que reclama muito das coisas. Sério, acho que "menino bonzinho" seria pouco para ele!
    Sou fãzaço do Gabiroba e da mãe dele

    ResponderExcluir
  4. Maravilha Maíra, a melhor coisa, somos nós mamães confiarmos na escola de nossos filhos.
    Perfeito.
    Nossos filhos precisam de suas próprias asas.
    Xeros

    ResponderExcluir
  5. Que massa, Maíra! Tão legal poder ir acompanhando outras fases, descobertas e aprendizados, que irei passar ainda com o Samuka! Abraços nos seus filhotes lindos...
    Christiane

    ResponderExcluir
  6. Ai, Maíra, rolou aqui uma identificação total com seu momento, pois estou adaptando minha filhota na escolinha!
    Muito interessante que percebi o mesmo que vc: nossos filhos que são tão amados e cuidados em casa, quando ganham o mundo são super seguros e fortes! Também me surpreendi muito com a Lulu!
    Lindo ver um filho abrindo as asas e voando solo pela primeira vez! Tem um gostinho de missão cumprida depois de anos debaixo das nossas asas, né?!
    Bjão pra vc e até quarta!

    ResponderExcluir
  7. Amiga, Biel está um príncipe! E é isso aí, temos que deixá-los crescerem por si próprios! Parabéns pro Biel!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Leleco, rimão do coração! Que bom te ver por aqui! É, nosso Gabiroba ganhando o mundo! E precisava vê-lo hoje "lutando" judô... figura deliciosa! Bj procê e Lívia Filó!

    Ana, e que asas, hein? A gente sempre vai se surpreender, né? xero!!!

    OI, Chris! Que prazer tê-la aqui! São muitas delícias mesmo e começam hoje, agora e sempre! bj e volte sempre!

    Taíza, que legal! Sua Lulu ganhando espaço no mundo de fora também... grandes mudanças, né? Minina, engraçado que essa missão parece que não acaba nunca, né? hahaha! bj

    Renatinha, sim, ele é nosso príncipe! Tem fotos do aniversário dele e tem vcs todos, uma graça! hehehe Mas tem que vir aqui pra ver!.... hehehe bjs, amiga!

    ResponderExcluir
  9. Mamá! fiquei um tempo sem entrar no seu blog e de repente...Gabriel na escola!!!
    Beijos em todos, Vandrea

    ResponderExcluir
  10. Maíra, que encanto, uma tia Flautista.
    Claro que vou prestigiá-la e se ainda tiver chance me apresentarei e uma fotinha também, né?
    Você sabe me dizer qual o dia e palco que ela vai se apresentar?
    Espero resposta.
    Xeros grandes!

    ResponderExcluir
  11. Adoro ler suas aventuras de mamãe, Maíra.
    Você é demais.
    Saudades! Fim do ano farei uma visita a essa família lindona. <3

    ResponderExcluir
  12. às vezes venho ao seu blog pelo da renata! adoro ler suas publicações!!

    ResponderExcluir

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!