quinta-feira, 22 de abril de 2010

Meus filhos nesta Brasília cinquentona

Meu bebê está resfriado e dando um certo trabalho. Irrita-se facilmente e grita com frequência. É só um resfriado, mas o nariz fica entupido quase o tempo todo. Qualquer pessoa sabe do desconforto que é ficar assim desanimado, imaginem uma criança que nem dois ano tem ainda! Pergunto-me se este seu mal-estar tem a ver com o desmame da noite... Provavelmete sim, inclusive porque nas duas últimas madrugadas eu dei peito. Fazer o quê? Aquele nariz entupido, acordando quase de hora em hora...

Mas já conversamos hoje. Eu lhe disse que o peitinho da madrugada acabou mesmo, que eu só dei porque ele estava doente, mas que não adiantava ficar dodói, não. Ele está crescendo e precisa descobrir o prazer de dormir a noite inteira! Esta compreensão está chegando inclusive para mim. Essa relação mãe e bebê é muito louca, visceral, estamos quase em simbiose. Mas esse tempo está se acabando. Ele está virando uma criança, pouco a pouco, e aí seremos mãe e criança.

Até porque eu tenho outra cria, outra criança que me quer, me chama. É Nina, com seus 9 anos completos, sua pele dourada, sua gargalhada, sua perspicácia, seu senso de humor, sua inteligência! Agora, mais do que nunca, ela pede minha companhia. Sua feminilidade começa a aflorar. E ela está vivenciando sua mãe se redescobrindo como mulher, em busca do "feminino perdido"! Quero estar mais e mais disponível para ela, para caminharmos juntas cada vez mais nesse caminho que nos pertence.

Enquanto isso, meu marido, João, está se fortalecendo como homem que é, exercendo sua masculinidade, sua objetividade, sua energia. e Gabriel, vagarosamente começa a entrar em contato com sua própria masculinidade. Hoje escutei o seguinte: o masculino é intenso, mas não precisa ser agressivo. É forte, é pontual, é certeiro! O próprio Sol. E nós? Somos Terra, com um ritmo bem diferente, mais Lunar, cheias de nuâncias, detalhes, ricas em subjetividade.

Mas dentro de mim também habita esse Sol, que me chama de uma vez e me faz agir precisamente. Assim como dentro deles habita a Lua, caprichosa, cuidadosa, redonda... Mas eu precisei e ainda preciso ficar mais forte com meu feminino para deixar o meu masculino se manifestar, na hora certa!

Que coisa! Minha intenção inicial era escrever um texto sobre os 50 anos de Brasília e a linda festa que os artistas da cidade se esforçaram para fazer! Como eles mesmos disseram: "com dez vezes menos, fazemos dez vezes mais!" Estive lá ontem pela manhã, com uma galerinha da família e à noite, só com a Nina e a Alice, filha da afamada Noélia, tia do João. Fiquei emocionada! A programação está nota dez! Para conferir, ainda dá tempo, visite o site deles aqui e o blog aqui.

Sim, eu que cresci naquele gramado da Funarte, entre ensaios e shows no teatro de lá, me emocionei com toda aquela gente animada, andando de palco em palco, procurando e encontrando o que queria ver, ouvir, vivenciar! Eu mesma, tive a felicidade de ver em ação o espetáculo Caleidoscópio, do Nós no Bambu (visite o site aqui dirigido por Nara, minha amiga de escola e dançado com outras duas acrobatas por Poema, amiga de colégio! Um trabalho lindo, intenso, feminino, forte! Bravas! E depois, ouvimos o Tambor de Crioulo do Seu Teodoro: que felicidade! Ainda subimos ao palco e dançamos, rodamos, rimos a bessa!

Enfim, uma festa autêntica, com a cara de Brasília e sua Arte! Bem diferente da festa na Esplanada, ao meu ver... Nada especificamente contra os artistas contratados, mas totalmente contra a forma como a cultura e os artistas locais são tratados por este governo local imundo e suas secretarias... Que dias mais limpos e dignos cheguem para esta linda cinquentona e que seus filhos possam se expressar artística e decentemente sempre!

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. oi gatona

    melhoras pro gabrielzinho.. e boa sorte com o "desmamamento", imagino que nao deve ser fácil...

    saudade!
    beijos

    ah, comecei um bloguezinho de culinaria:
    www.comidasmacacais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Mamá, melhoras pro Biel! Marcelo esteve assim esses dias, uma crise de otite com gargante.. Mas pense, em um dia tomando homeopatia passou, tá zerado o pequeno!!

    Sobre a festa dos 50 anos, só vimos pela TV. Tive aula o dia inteiro não estamos podendo aproveitar quase nada!!! Ê vida dura!!

    Beijos em todos!

    ResponderExcluir
  4. Lindas tuas preocupações como pequemo Gabriel e tua filhinha e ainda, com o maridão, tudop no contexto de Brasília,linda cidade que merece ser festejada e ter políticos melhores,né? beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. meu filhote tb é gabriel, mas já foi desmamado há muuuuito tempo, pois tem 25, quase 26 anos....como passa rápido....quando a gente olha, já cresceram, já são homens ou moças...aproveite bem seus pequenos....seu texto está lindo...e parabéns pra essa cinquentona cidade com tudo em cima..igalzinha a mim...rsrsrs"a vaidosa"....beijimhos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns um pouco atrasado por essa linda cidade Brasília. Estive lá há muitos anos. penso em fazer um passeio por lá novamente.
    E seu bebezinho está melhor?
    Xeros

    ResponderExcluir
  7. amei seu post.... melhoras para o bebê, o daqui tmbm esteve doentinho... que dó... ainda tenho uma mocinha mais velha... de 3 anos... beijos.

    ResponderExcluir

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!