terça-feira, 20 de outubro de 2009

Bom dia, bom dia!

Estou aqui, com muita saudade de escrever mas pouco tempo para me dedicar... Mas não posso reclamar, afinal estou até conectada! haha. Muitas tarefas para hoje:

Já cumpridas: chão varrido e pano passado, sala arrumada com a ajuda de Nina. A cumprir: louça mega, almoço, vacina do Gabriel, triagem e transporte do lixo para a reciclagem, aula de violino da Nina, início do "Projeto cinco Marias" (Nina quer aprender a costurar, então sugeri de fabricar-mos uns saquinhos tipo cinco marias) e do "projeto semear na lua nova" na companhia dos meus filhotes.

Nina está de férias, aqueles breaks que ela tem de vez em quando - este é La Toussaint - e está em casa desde ontem. Folga da escola, mas não do violino, nem da ginástica. Mas já é alguma coisa não ter que acordar muito cedo na primeira semana do horário de verão, certo? Muito fofa, me ajudou a voltar ao meu centro já cedo. É claro que me descontrolei quando ela me pediu para ver TV.

Foi assim: eu no sofá, ensaiando a arrumação da sala, nós duas de camisola. Ela disse: "posso você sabe o quê?" E eu, desentendidamente: "o quê?" "Você sabe, ver TV". E o sangue me subiu e eu quis dizer pra ela dos nossos projetos para as férias e a costura e as sementes e disse: "ai, que saco!" E ela retrucou serenamente: "Mãe, respira fundo e responde à minha pergunta." Tonhonhonhonhóin.... Toma! "Sim, filha, pode. Mas primeiro, ajuda a mamãe com a arrumação, tá?" "Tá bom". E me ajudou, recolheu brinquedos e cadeiras, trocou de roupa e escovou os dentes. Voltou: "Fiquei com preguiça de arrumar a cama agora, pode ser daqui a pouco?" "Pode". E pra terminar a negociação eu perguntei qual era a proposta dela pro tempo de TV. Ela olhou o relógio, viu que eram 9:55, refletiu e disse "até às 10:55. Tá bom?" E eu: "então arredonda até às 11." Pronto, tem criança mais sensata?

Muitas vezes fico assim, saída do sério com a história da TV. Eu mesma adoro um filminho, uma seriezinha, mas não tenho tempo e à noite já estou com muito sono e tenho tantas coisas pra ler e escrever, enfim! E penso quando eu era pequena, a TV era ultra regulada. Quando eu ficava em casa à tarde, não podia nem pensar em ver sessão da tarde! O bom era chegar da escola na hora do almoço e pegar "He-man" com aquela fominha e eu lambia os beiços de satisfação. E domingo de manhã cedo, na casa do papai, antes de todo mundo acordar, eu ligava a TV só pra ter o gostinho de assistir a qualquer coisa sozinha... Adorava o Globo Rural!

E agora vejo minha filha, que me ensina que com equilíbrio e sabedoria, dá pra fazer de tudo um pouco. Mas é como João diz: a base dela somos nós, ela sabe discernir o que é legal do que não é. Quando ela vê as coisas esquisitas da TV, as bundas e peitos, os comerciais apelativos e enganosos e os afins, ela sabe que aquilo não é real. Porque ela sabe que a vida dela não é só isso. Ela tem tantas possibilidades e tantas outras vontades... É viliono, é estrelinha e bananeira, é boneca, é rede, é piscina, são os primos, os desenhos que ela faz, as músicas que escuta e canta, o prazer de estar na cozinha, de arrumar sua própria cama e ver como o quarto fica aconchegante, são os amigos, as histórias, a escola, as vovós e os vovôs, titias, titios, o irmão que ela brinca, mamãe e papai... Enfim toda essa rede de amor que ela pode confiar. E eu também.

É isso! Hoje deu uma vontade louca de viajar de novo, mas dessa vez com o João e as crianças. E ir para Olinda, ver Tatá e Lineu e conhcer e pegar Elisa no colo, e ir ao Rio ficar com papai e ver meus tios, tias, vovós, primos, e ir à Pirenópolis e à Alto Paraíso de novo e tomar banho de cahoeira e deitar na rede e dormir e voltar pra cachoeira e ir pra praia e tomar água de coco e mate e cerveja e pegar o avião e ir visitar minha irmã na Nova Zelândia e meus amigoe queridos do peito que estão em Dublin, e quem sabe dar um pulinho na França pra passear e conhecer a Bélgica também? Enfim, vontade é o que não falta...

Pensemos então na abundância, nesse mundo de possibilidades e vontades e desejos, de sonhos e de realizações. Quem sabe não será esse afinal o mundo real?
Bom dia para nós!

Um comentário:

  1. Boa noite, boa noite!
    Adorei essa leitura antes de ir pra cama hoje... me aguçou a imaginação de tudo o que vc dizia, e me fez pensar na minha princesa que vai pelo mesmo caminho...
    bjs,
    Maria

    ResponderExcluir

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!