domingo, 19 de junho de 2011

Organizar para Criar

Durante esta minha "quarentena" sem João, meu companheirão, decidi tomar algumas atitudes. Não digo nem decisões porque o que quero mesmo é sair da inércia em relação a várias coisas.

A coisa mais importante que tenho aprendido neste período é que eu quero me organizar melhor. Quero me organizar. quero uma casa mais organizada. Quero uma rotina mais organizada com as crianças, não algo necessariamente imposto, mas mais organizado e com mais regras, com certeza. Regras? Sim, aquelas da boa convivência, aquelas do cuidado consigo próprio e com os outros.

Já fazemos coisas desse tipo: tomar banho diariamente, escovar e passar fio dental nos dentes, comer na hora certa, comer coisas frescas... Então agora só faltam coisinhas básicas, como por exemplo: deitar para dormir só depois do quarto organizado. Entrar no facebook, só depois da escrivaninha organizada. Enfim, quero aprender a fazer um pouquinho todo dia pra não ter que fazer um muitão de vez em quando.

Isto pode parecer bobagem para pessoas que têm facilidade em se organizar, mas para mim não é. Tenho uma disciplina natural para seguir regras e me manter "na linha", mas me perco muitas vezes na falta de organização e na bagunça. Em todos os aspectos. Desde o armário da cozinha, a louça do dia anterior, até as roupas limpas para guardar, os brinquedos das crianças e este blog mesmo! Tenho uma tendência a deixar as coisas se acumularem. Porém, não me sinto bem com as coisas por fazer.

E durante a ausência do João ficou muito claro que eu mesma não dou mais conta desse meu jeito. Quero mudar. Quero aprender como ser mais organizada. Sei que com mais organização e mais disciplina, terei tempo e energia para outras coisas mais interessantes. Tempo para relaxar e produzir. Tenho feito a seguinte comparação: para um músico poder improvisar, ele precisa saber da "organização" da música, como o tom (mi menor, sol maior ou o que for) e a harmonia (a ordem e natureza dos acordes do acompanhamento), além da melodia, claro. Só assim ele estará organizado o suficiente para criar algo novo, sua improvisação.

E assim pretendo fazer. Para poder fazer a minha "música", preciso de mais tranquilidade. E para fazer isso, começo com esta mudança. Que as deusas me iluminem!

4 comentários:

  1. Amiga, é realmente uma tarefa difícil organizar bagulhos em casa - ainda mais você com Nina e os 2 pequenos. Às vezes eu acho que é melhor deixar rolar por um tempo e ir acostumando cada um a fazer uma coisinha. Aqui em casa é todo mundo super mal acostumado, se deixar é toalha na cama, meia no chão.. É paciência e sair catando tudo o que tá fora do lugar..

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Cheguei aqui depois de ver um comentário seu no Mamíferas...
    Olha, se tem um site que eu recomendaria pra TODOS que querem se organizar é o vidaorganizada.com
    Espero que te ajude, lá tem dicas ótimas pros bagunceiros, hehe (sei disso pq já fui uma)!
    Um abraço, Juliana.

    ResponderExcluir
  3. Renatinha querida, sempre marcando presença! Você é uma linda virginiana, com natureza organizada e uma de minhas musas! hahaha

    Muito prazer, Ju! vou com certeza dar uma olhada bem organizada... Vi no seu perfil que será enfermeira obstetra; que legal! Onde vc estudou? na USP? Volte sempre! bjão

    ResponderExcluir
  4. Então,
    Fiquei até me achando agora, quem me dera já fosse formada. Ainda nem passei no vestibular, hehe! Acabei de fazer 20 anos e FINALMENTE (!) descobri o que quero fazer. Hoje estou no cursinho...
    Sou de Minas e vou tentar UFMG e UFV... Mas a especialização quero que seja na UFMG mesmo, pra estagiar na Casa de Parto do Hospital Sofia Feldman, super humanizado em BH!
    Um abraço, vou te seguir!

    ResponderExcluir

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!