domingo, 23 de maio de 2010

Quinteto Dias Reino

É com imensa alegria que anuncio que, em breve, nosso quarteto terá mais um membro, lá pelo mês de janeiro de 2011... Sim, estou grávida novamente! Muitas coisas têm acontecido nos últimos dias e não tenho tido nem energia, nem tempo de me dedicar aos meus textos. Mas acredito que, aos poucos, retomarei minhas atividades aqui.

Agora, por exemplo, estou com aquela cara de enjôo... O início da gestação para mim é assim mesmo. Se bem que acho que desta vez estou enjoando um pouco menos (nem vomitei ainda; vitória!). Cada barriga é uma barriga, cada bebê é cada bebê, afinal de contas... Mas o cansaço e a necessidade de deitar e repousar é a mesma.

O interessante desta gravidez é que ela não foi planejada. Meu marido e eu acreditávamos piamente que não desejávamos mais filhos. E eu repetia com ele que não dava mais, outra criança significaria mais trabalho, mais tudo. Então, pensava que não. Mas no meu íntimo, sentia que sim. Acho que foi assim. Como meu método contraceptivo era natural (sou adepta do método termo-muco-cervical, do qual já falei diversas vezes neste blog e especialmente aqui), tenho me deparado com perguntas e colocaçãoes do tipo: "esse método não funciona, eu já sabia"...

Portanto, eu gostaria de deixar uma coisa bem clara. A mulher que não deseja engravidar jamais tem duas opções: ser abstinente sexual ou ter relações com outra mulher. Pronto! Assim, estará segura! Todos sabem que não existe método contraceptivo com 100% de eficácia. E digo mais: um método natural como este do qual falo é gratuito, portanto não obedece a interesses de ninguém, não tem nenhum efeito colateral e empodera a mulher, no sentido que a coloca diretamente com contato consigo mesma através do seu próprio corpo, seus ciclos.

É claro que o controle da vida sexual não é fácil. É preciso um parceiro que acredite no que a mulher está fazendo, que compreenda o ciclo e que esteja disposto a viver com um certo rigor sexual. Não é uma decisão nem simples, nem fácil. Não vou dizer que não me sinto insegura quando penso que ainda tenho aí quase 20 anos de vida de ciclos férteis. Isto é assustador: pensar que temos que ser "caxias", além de observar, respeitar meus ciclos durante ainda tanto tempo! Mas isto é outro assunto e não é a prioridade agora. No tempo certo, vamos achar o que é melhor para nós.

Um outro ponto que acho relevante é o fato da maternidade vir para quem quer, ou quando a mulher sabe que deve porque se sente segura em relação ao parceiro, ou porque ela deseja isso concientemente. No fim das contas, concordo com minha amiga Rita Pinho do Ventre Livre: só engravida quem permite, seja por um desejo conciente ou um desejo profundo e inconciente.

Sabem aquelas histórias de mulheres que engravidam com D.I.U, com camisinha? O nosso foi mais ou menos assim: nós sabíamos que eu estava fértil e percebemos que algo escapuliu. Anotei, mas não achei que fosse nada grave. Até a menstruação começar a atrasar, atrasar e finalmente não descer mesmo! Aí veio um enjôo aqui, outro ali, muitas preocupações e o reconhecimento de um desejo enorme que eu vinha escondendo há alguns meses. João chegou a ficar nervoso, mas foi se acalmando e agora está curtindo a idéia. Decidimos assumir esta criança e nos preparar da melhor forma possível para recebê-la!

Então é isso! Levei a manhã inteira para escrever este post, com tantas indas e vindas: Gabrielzinho, soneca, enfim... O ritmo de grávida é outro mesmo e vou compreendendo-o e me adaptando a ele de pouco a pouco. Até breve!

2 comentários:

  1. Oi Maira,
    Parabéns pela nova vida que vai chegar!
    Que seja abençoada e traga ainda mais felicidade para suas vidas!
    Um beijo
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Mamá, que notícia boa!!!!!!!!!!!!!! Amei saber que vai chegar um novo baby para alegrar ainda mais essa família linda que eu adoro!! Parabéns pra você e pro João!!!

    Um beijão!

    ResponderExcluir

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!