quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Delícias de um fim de tarde ensolarado

Horário de verão vai chegando ao fim e vai cansando da gente madrugar todo dia. Porém, o fim do dia pode trazer muitas surpresas. Hoje, por exemplo. Eu tinha passado a tarde inteira fora de casa com a Nina, porque era o primeiro dia de natação, seguido de ginástica rítmica. Um calorão, mas enfim deu tudo certo e conseguimos chegar em casa após certo atraso.

Crianças descalças, Nina só com o maiozinho da ginástica e todo mundo lá fora. Pé no chão, ou melhor, na grama. Fiquei admirando boquiaberta meus girassóis, que já têm quase dois metros de altura e estão em flor! Demos estrelinhas mil; Nina fez várias bananeiras e Gabriel acompanhando, do seu jeito. Aí Nina sobe no bico-de-papagaio e o pequeno quer subir também. A gente dá um jeito.

Gabriel adora "mergulhar" na grama alta e fofa. Então, a gente fica pelo chão, brincando. De quê? Aviãozinho, cavalinho, abraços e beijinhos, risadas... E aí papai pergunta: cadê o gato? Acabou de subir no pé de jambo. Detalhe, esta árvore tem um tronco liso e reto de uns quatro metros, que nosso gatinho dócil, porém muito selvagem, sobe "de quatro": se segurando e subindo com as garras e as patas todas ao mesmo tempo. Sua motivação: aparentemente há um ninho cheio de filhotes lá em cima, mas felzmente o ninho está muito alto e Hello Kitto desiste da empreitada descendo da árvore de costas. (!)

Não sei exatamente por que nós curtimos tanto essa vida bucólica. Às vezes me pergunto se é por que crescemos em apartamentos, mesmo tendo tido muito espaço público aberto, com sol, céu e grama, afinal crescemos no Plano Piloto, a ilha da fantasia (pelo menos quando éramos crianças). Mas será que é só isso?

Eu fui uma criança e adolescente meio "fresca": não gostava de andar descalça, nem de "mato". Mas hoje sinto-me parte integrante e ativa da natureza. Sinto a força que vem da terra e me ajuda a estar presente com mesu filhos e viver o momento com eles. Sei também do privilégio que é para crianças poderem viver assim, livres na grama, brincando de colher flores, catando e comendo acerola do pé, subindo em árvores... é isso! Sou muito grata. Queria dividir estes sentimentos com a palavra escrita. Um ótimo fim de tarde hoje e todos os dias para todos nós!

5 comentários:

  1. A verdade é que a sua casa é mesmo uma delícia amiga! Ai quem me dera passar horas rolando na grama! E comigo foi justamente o contrário, cresci em casa e agora vivo num apertamento!!! Mas, tudo se ajeita mesmo!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ai que delícia de tarde vc passou! integrar natureza e filhos lindos deve ser uma benção!!!
    Parabéns Maíra!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. O que você está vivendo me lembra dessa poesia que tanto amo... beijos.

    Poema - Manoel de Barros

    "A poesia está guardada nas palavras - é tudo que eu sei.
    Meu fado é o de não saber quase tudo.
    Sobre o nada eu tenho profundidades.
    Não tenho conexões com a realidade.
    Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro.
    Para mim poderoso é aquele que descobre
    as insignificâncias (do mundo e as nossas).
    Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.
    Fiquei emocionado e chorei.
    Sou fraco para elogios."

    ResponderExcluir
  4. O bucolismo é necessário. Faz bem para o corpo, espírito, coração. E claro, é muito bom para as crianças! :)

    ResponderExcluir
  5. Rê, sorte a nossa, né? Temos é que aproveitar mesmo esta oportunidade. bj

    Tati, legal vc por aqui... Pois é, vida com as crianças é mais do que deliciosa!

    Fê, lindo, demais! Como tudo o que temos feito juntas... Abraço

    Sarah, muito prazer! Gostei do seu comentário, é isso aí! bj e volte sempre

    ResponderExcluir

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!