quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Bloco da Tesourinha X Galinho de Brasília

Quarta-feira de Cinzas, mais um dos meus ciclos se iniciou ontem e tenho o que contar do Carnaval que acabou de acabar. Felizmente, não tive uma TPM aguda como a passada, com direito a cólicas e tudo mais. Ainda bem! Tive sim, no último dia antes do ciclo reiniciar, a alegria de participar do bloco de Carnaval mais novo e mais carinhoso de Brasília, o Bloco da Tesourinha, da 410 norte.

Embalados pela banda de pífanos Ventoinha de Canudo, participamos da concentração e do "passeio" de ida e volta até a tesourinha da 210/209 norte, ao som de marchinhas consagradas e ao ritmo do frevo animado. Um carnaval feito com muito carinho, para as crianças e seus pais arrastar os pés, cantar e dançar e se divertir juntos! Por sorte, eu havia encontrado uma amiga antiga (flautista) no domingo em um restaurante, que falou do seu trabalho no dia seguinte, e eu , intuitivamente, me animei toda.

Na segunda-feira, então, contrariando meu corpo que estava desejoso de ficar em casa, fui pra rua com meu marido e minhas crianças, para encontrar na pracinha da 410 um pessoal bonito, animado, dançando com os pés no chão! Pena que não podemos ficar muito de início, pois tínhamos combinado de irmos ao Galinho de Brasília, como vamos todos os anos. Mas que decepção! Saímos de um carnaval simples e amoroso para um carnaval que se perdeu na sombra do Setor Bancário Sul. Se perdeu porque a banda agora toca em um trio elétrico alto, longe dos foliões e das crianças, a principal atração deste que já foi o bloco mais querido desta cidade. O local atraiu outro público, não tinha nenhum verde, como no ano passado, quando o bloco teve que se refugiar no eixão por causa da confusão desmensurada e violenta do ano anterior.

O que fazer? Desmarcamos com todo mundo e avisamos que voltaríamos ao Tesourinha. E foi a melhor coisa que poderíamos ter feito! Voltamos e o clima continuava agradável, os tocadores de pífano e os percussionistas super felizes e as pessoas que ali estavam, mais ainda! Andamos com eles, Nina com os primos, eu com Biel no sling, fomos cantando e dançando... uma delícia! E a participação da polícia militar, pasmém, foi dez! Graças a eles, o bloco pôde fazer seu percurso completo de ida e volta na tesourinha, dividindo de forma segura o espaço com os carros.

Terça de carnaval, ontem, nós quisemos aproveitar um pouco mais deste novo bloco querido e voltamos! Havia menos pessoas, mas a animação e o clima de carinho era o mesmo. Na hora da saída, uma surpresa: um grupo pequeno de Maracatú veio vindo do outro lado, com sua percussão altíssima e seus participantes maquiados e fantasiados (tinha até um com aquela cabeleria ET típica e maravilhosa de maracatú...). Houve interação, foi interessante. Mas infelizmente, o bloco não tinha gente o suficiente para sustentar duas bandas ao mesmo tempo. Mas o pessoal do pífano, muito elegantemente, soube balancear a presença do outro grupo e seguir e fazer sua festa, com certa cacofonia, é verdade, mas com o mesmo bom humor e brilho.

Estão todos de parabéns! Aos que eu conheço: Davi da flauta e Dani, amiga das antigas, aos famosos e ilustres ali presentes, aos organizadores, que até suco de fruta natural ofereceram de graça para todos que quiseram espantar o calor... Enfim, estou muito feliz de ter participado desta festa lindíssima! AXÉ!!!

5 comentários:

  1. Querida Maíra,
    Achei seu blogger por acaso e resolvi deixar um comentário para animar essa quarta feira de cinzas!
    Me chamo Wendy e faço parte da diretoria do Galinho de Brasília. Cuido dos passistas e das nossas crianças.
    Gostaria que você soubesse, que a nossa banda esteve algum tempo encima do trio elétrico somente por problemas técnicos no som do trenzinho ( na verdade, jogaram espuminha no gerador!!!). Mas antes mesmo de chegarmos na 203/204 sul, o problema foi solucionado e a nossa bandinha voltou feliz da vida para o lugar de sempre!!!
    Por isso, nós da diretoria do Galinho esperamos você, sua família, seus amigos, ano que vem pra brincarmos juntos mais um carnaval do Galinho!!!
    Um beijo grande,
    Wendy
    wendydd@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Maíra que maravilha!
    Adoro carnaval com os "pés" no chão e todos numa mesma sintonia: a de brincar com tranquilidade.
    Xero

    ResponderExcluir
  3. Maíra!!!!!

    Querida, que bela surpresa!!!
    Nossa fiquei emocionada de ler seu depoimento!
    E muito feliz de te ver lá, fazendo parte do bloco com a família!

    Em nome do "Ventoinha de Canudo" agradeço demais a sua participação na festa que só foi linda porque todos colaboraram com muita alegria e harmonia!!!

    Um super beijo da sua amiga das antigas

    com amor

    Dani

    ResponderExcluir
  4. Oie querida Maíra, que delícia o carnaval das antigas de Brasília, porque esses blocos fizeram parte da minha infância. Legal surgir um novo e mais legal ainda vocês prestigiarem.
    Adorei seu visual novo (blog), estava sem tempo de passear por aqui. Está bombando heim!
    Parabéns querida adoro os seus textos.
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Wendy, pois é! Que bom que vc me encontrou aqui e me contou o que rolou depois. Fico feliz que a banda tenha voltado ao chão! Mesmo que espuminha jogada no gerador do trenzinho possa acontecer em qualquer lugar, ainda fica pra mim a imagem de uma galera nada-a-ver que estava presente. Espero que o Galinho volte a ocupar um lugar agradável durante o carnaval para que dê vontade de ficar com ele, pulando e dançando alegremente!

    Ana, tenho certeza que o seu carnaval foi tudo de bom! Bom demais te ver por aqui! Xêro!

    Dani, este é o meu depoimento mais que sincero! E melhor ainda é ver vc aqui, lendo e participando. Parabéns pelo trabalho e pelo filhote, que está uma coisa fofíssima!!! Bj grande! A gente se vê nos próximos carnavias!... hehehe

    Fabi, massa vc por aqui de novo!... Estou meio lenta com meu blog, mas estou aos poucos voltando à ativa! bj grande

    ResponderExcluir

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!