sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Elogio e crítica

Hoje recebi um elogio sobre meus escritos. Confesso que fiquei envaidecida, considerando daonde ele veio...

Ontem recebi uma chamada de minha psicóloga sobre como tenho a tendência a me depreciar ao final das sessões. É difícil para mim ver o meu progresso em áreas diferentes de minha vida. É difícil lidar com auto-estima baixa.

Alguns de vcs devem estar se perguntanto, mas como? mas por quê? Olhe só pra vc, vc está bem e faz o que quer e o que gosta! O que pode estar errado? Não há nada errado. Mas são trinta anos de auto-depreciação em alguns momentos. Não o tempo todo, é claro, pois efetivamente eu ponho a mão na massa quando é preciso e realizo o que for preciso também. Não tenho medo do desconhecido, do dia de amanhã. Mas carrego sim alguns fantasmas, algumas culpas...

E é preciso me despir destes fantasmas, destas culpas, deste sentimento ruim de "self-pitty" que às vezes me artomenta. Não sou perfeita, tenho noção dos meus defeitos, mas esse aí é o pior de todos. Ele traz energia ruim, energia que não deixa as outras coisas fluirem. Ele vai contra a minha natureza, que é forte, criadora e poderosa. O que fazer para que esse sentimento não se manifeste mais? Ou o que fazer para que ele não roube minha energia?

Acho que posso começar com as palavras. A partir de hoje, estão proibidas de sair de minha boca qualquer palavra que me auto-deprecie, de desamor comigo mesma... Quem sabe assim eu conseguirei me amar plenamente um dia?

Escrevo para mim. Mas também posto em um blog, coisa pública. Estou à mercê dos pensamentos e comentários dos outros, de aprovação ou não. E daí? Bom, é muito bom ouvir elogios! Dá um gás danado! E como é difícil ser criticada, ainda mais quando a gente mesmo é maior crítico de si mesmo. Redundante, né? Vai ficar assim mesmo... Estão vendo? Olha a auto-crítica aí, presente na linha anterior. Bom, fazer o quê? Bola pra frente, que atrás vem gente, minha gente!

2 comentários:

  1. Maíra, não tenha dúvida: vc escreve muitíssimo bem. E acho uma pena a gente não ter mais contato. :)
    Espero que esteja tudo bem aí. beijão!

    ResponderExcluir

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!