sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Fechamento e recomeço

Hoje recebi a última visita de Paloma, minha parteira, que me acompanhou durante toda a gravidez e vem cuidando de mim e do Iuri desde o nascimento dele. Ela veio fechar o seu trabalho e me propôs duas coisas.

A primeira foi uma mensagem escrita linda, com uma gravura de uma mulher grávida do mundo, sobre o nascimento conciente. Ela tinha duas cópias. Na primeira, fez as "digitais" dos pezinhos do Iuri e as imprimiu no papel. Na segunda, pintou os dedos e as mãos do Gabriel e imprimiu as marquinhas dele. Uma linda lembrança de um lindo nascimento... (Ou seria de vários nascimentos? Novos filhos, novo pai, nova mãe, nova família!)...

Depois ela me pediu para me deitar na cama. Iuri estava ao meu lado e ficou quietinho o tempo todo. Ela tinha um xale roxo e começou a enrolá-lo pelo meu corpo. Ela ia enfaxando e dizendo umas coisas bem bonitas. Foi um ritual de agradecimento pelo milagre da vida, do universo, da mãe natureza... O milagre do corpo, enfim! Começou com os pés, minhas raízes, e foi subindo, apertando; as pernas, que me sustentam e me levam; meu ventre, meus órgãos, meu fabuloso útero, minha feminilidade; meus peitos e braços, meu coração, meu amor e o alimento que nutre meus filhos; minha cabeça, minha conexão com o divino. Foi o fechamento do parto que eu queria. Sinto-me agradecida.

Hoje me lembrei que este blog vai completar dois anos de existência neste mês. Estamos na Lua Nova novamente. A Lua do Iuri. Enquanto fecho uma fase, findando meu resguardo, recomeço. Nova, como a Lua.

5 comentários:

  1. Nossa, Maíra, que lindo!
    Um fechamento de ciclo tão intenso e maravilhoso como o parto vivido, né?!
    E merecido! Pela sua busca, determinação e garra e por, acima de tudo, ter acreditado em vc e na perfeição da mãe-natureza!
    Hoje com certeza vc é uma nova mulher, nova mãe, nova esposa, um ser humano muito mais consciente do poder e da magia da vida!
    Aproveite muito essa nova fase, novo momento, esse novo começo de vida!
    Tudo de bom pra vc e muito leitinho pro pequeno Iuri!
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. quanta vida, quanta poesia. lindo. obrigada por dividir. beijoca na gang. e no mais novo ilustre elemento.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Maíra!
    Passei pra saber como vai você e o Iuri.
    Tenhas um ótimo domingo.
    Xeros

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Lua Nova aí e aqui uma Lua Cheia maravilhosa lá fora, tão cheia como o meu coração, de felicidade por vc, minha querida... escutando o fechamento dessa sua fase, lembrei-me do dia que vc me relatou toda a sua experiência do 1o. parto, difícil e dolorida, e eu lhe disse lá do fundo da minha alma que o que eu mais desejava era que vc tivesse uma experiência maravilhosa, completinha, desde a gravidez ao parto, para lavar todo o passado e te dar o prazer de experimentar uma das -senão a mais- linda das experiências que se pode ter na vida: a gestação e o parto... agora vejo que o meu desejo se realizou!!!
    E obrigada pelo seu relato do parto, estava ansiosa esperando para saber de todos os detalhes!
    Não vejo a hora de estar aí no Brasil de novo e conhecer essa gracinha, que pelo momento vou curtindo nas fotos...
    beijinhos pra todos vcs e mais uma vez Parabéns, Mãezona!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa arrepiei minha alma, que lindo vocês merecem!!!

    ResponderExcluir

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!