quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mais um encontro de mulheres

Hoje tive o prazer de participar de um encontro para gestantes e mães conduzido por Rita Pinho (doula e aprendiz de parteira - ex-Ventre Livre). Uma delícia! Barrigas e peitos para todos os lados, bebês pequenos, médios e os meus próprios filhotes. Convidei para ir lá comigo minha cunhada, com sua linda princesa de quase 6 meses, Beatriz.

Foi uma manhã descontraída, com muita conversa boa sobre parto, fim de gravidez, bebês e suas necessidades, amamentação, sexo, relacionamento com companheiros, profissão, conflitos e dificuldades de ordens diversas, delícias da maternidade, enfim, muito, muito papo de mulher mesmo! Tivemos ainda uma sessão de exercícios de yoga para todas e depois mais especificamente para as puérperes.

Para mim, foi uma manhã relaxante, de encontro comigo mesma e com outras mulheres e mães. Eu gosto disso, gosto de estar perto, de ver as mulheres com seus filhos e suas barrigas, falando delas mesmas e escutando o que as outras têm a dizer. Estou com quase 29 semanas de gestação, o que me coloca no terceiro trimestre, quase na reta final até o desejado parto e o encontro com este novo bebê que vem mudar a vida de todos nós, minha e do João e das crianças.

Tenho lido alguns livros sobre parto humanizado e recolhido muita informação sobre o parto domiciliar. Estou muito animada para ficar em casa e ter não só o trabalho de parto aqui, como parir no aconchego do meu lar, na companhia do meu companheiro, minha parteira (Paloma Terra) e minha doula (a mesma Rita). Esta será nossa primeira experiência de um parto do nosso jeito, já que os dois anteriores foram hospitalares, e apesar de vaginais, foram partos diferentes entre si e cheios de intervenções. Eu adoro falar de parto, mas ficará para outra oportunidade relatar minhas duas primeiras experiências aqui.

Agumas pessoas podem pensar que eu estou deslumbrada, que não tenho a menor noção do que pode acontecer, visto que todo parto é imprevisível. Mas todos hão de convir que uma mulher que vai parir pela terceira vez sabe mais ou menos aonde o trabalho de parto vai levá-la. Mesmo assim, não deixo de estar maravilhada com a possibilidade de entrar em contato comigo mesma mais profundamente, simplesmente porque estou me preparando para um parto sem qualquer intervenção médica, finalmente "natural" e espiritual, como sempre sonhei!

Sim, tanto eu como meus filhos estamos aqui, eles nasceram saudáveis e são saudáveis e é isso o que importa, no fim. Mas estudando e conversando com as pessoas, percebo mesmo o quão equivocado é este sistema maluco de trazer as crianças ao mundo, ao qual nos deixamos habituar. Acredito que o nascimento de uma criança é um processo fisiológico natural, um evento familiar e social e não um evento médico-obstétrico. Não vou me prolongar no assunto hoje e nem negar a contribuição da medicina moderna em partos complicados, onde óbitos poderiam ter ocorrido, caso não houvesse tratamento médico adequado.

Gostaria apenas de compartilhar minha alegria em me dar a oportunidade de olhar para o parto com outros olhos, Agradeço ter encontrado mulheres em meu caminho que form me mostrando este caminho possível pouco a pouco.

3 comentários:

  1. Maíra, e que alegria!
    Realmente um encontro muito interessante onde todas trocam idéias e experiências.
    Tive duas gestações e sempre achei maravilhoso estar grávida.
    Que bom que compartilhou aqui.
    Tudo de bom!
    Xeros

    ResponderExcluir
  2. Mamá, tenho uma amiga que acabou de ter um parto super naturalíssimo, e foi ótimo! Acho mesmo que você deve ir em frente com o que você e seu bebê acham certo.. Deve ser uma experiência única mesmo, acho que se eu fosse ter outro bebê certamente iria por esse caminho..

    Quando nos vemos?

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Ana, vc é sempre muito bem-vinda aqui! Apareça sempre!
    xeros procê tmbm!

    Rê, gostei da visita virtual e da força... É isso aí, amiga! Espero vê-la em breve! Bj grande

    ResponderExcluir

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!