sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Meteoros e flores

Hoje de manhã me disseram que houve uma chuva de meteoros esta madrugada. Aposto que deve ter sido linda. Bem cedinho, eu saí para dar uma caminhada. O arzinho frio da seca atiçava os meus poros. Então eu vi. Não os meteoros no céu, mas as flores de bouganville na terra. Eu estava de casaco rosa escuro e as flores eram do tom do meu casaco. Mas acho que era o contrário: sou eu quem está no mesmo tom das flores desabrochadas.

Os ipês já floresceram e já sumiram de novo com seus galhos secos, sem flores e sem folhas. Primeiro, os roxos (que têm uma coloração rósea, na verdade), depois os magníficos amarelos. E agora os bouganville de jardim colorem a seca de Brasília. São vários os tons das folres que contrastam com a grama seca e praticamente marrom: rosa-choque, rosa claro, escuro, enfim, enchem os olhos dos que podem vê-las.

Penso em como são efêmeras as flores. Ainda bem! E o que não é? Tudo é passageiro. As flores brotam, desabrocham, vivem exuberantes e depois vão embora, dando lugar a outras belas flores. E no fim das contas, o que não é assim também?

Grávida de novo, sou uma flor se preparando para se abrir e se mostrar para o mundo. Mas a gravidez passará e dará lugar a um novo ser, que mudará dia após dia, que mudará a vida de todas as pessoas que o rodeiam, principalmente a minha. Hoje vivi uma coisa curiosa. Cuidei de minha sobrinha de 3 meses por 45 minutos. E ela chorou praticamente todo o tempo... Minha cunhada, sua mãe, havia ido ao salão aqui do lado e me pediu para ficar com a neném. Eu aceitei, é claro. Imaginem: uma bolinha irresistível!

Mas acho que ela, além de estar com muito sono e não ter sentido a presença da mãe em lugar nenhum, estranhou o meu colo. Foi muito interessante ter um bebê nos braços que não era meu e não conseguir reconfortá-lo. Gabriel também sentiu a pressão e chorou também, querendo o meu colo. A mãe então chegou e a neném fez questão de deixar bem claro que não gostou de ter ficado com a titia sozinha. Chorou magoada ainda um tempo e só agora (uma hora e meia depois) está realmente relaxada e tranquila nos braços que a ela pertecem: os de sua mãe.

Quanta riqueza, quanta beleza neste mundo! Céu, meteoros, terra, flores, crianças nascendo, chorando, crescendo e sorrindo novamente...

2 comentários:

  1. Mamá querida, espero que esteja tudo indo bem com vc, João and the kids.. Estou com saudades, quando nos vemos? Quero ver esse barrigão!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Querida Maíra, passei para deixar um beijinho, ando sumida, com vontade de voltar... Quero te encontrar mais vezes, foi bom te ver la na dança! beijos

    ResponderExcluir

Olá! Grata pela visita.

Se quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade. Se não quiser, sou grata mesmo assim.

Até mais!