domingo, 19 de junho de 2011

Organizar para Criar

Durante esta minha "quarentena" sem João, meu companheirão, decidi tomar algumas atitudes. Não digo nem decisões porque o que quero mesmo é sair da inércia em relação a várias coisas.

A coisa mais importante que tenho aprendido neste período é que eu quero me organizar melhor. Quero me organizar. quero uma casa mais organizada. Quero uma rotina mais organizada com as crianças, não algo necessariamente imposto, mas mais organizado e com mais regras, com certeza. Regras? Sim, aquelas da boa convivência, aquelas do cuidado consigo próprio e com os outros.

Já fazemos coisas desse tipo: tomar banho diariamente, escovar e passar fio dental nos dentes, comer na hora certa, comer coisas frescas... Então agora só faltam coisinhas básicas, como por exemplo: deitar para dormir só depois do quarto organizado. Entrar no facebook, só depois da escrivaninha organizada. Enfim, quero aprender a fazer um pouquinho todo dia pra não ter que fazer um muitão de vez em quando.

Isto pode parecer bobagem para pessoas que têm facilidade em se organizar, mas para mim não é. Tenho uma disciplina natural para seguir regras e me manter "na linha", mas me perco muitas vezes na falta de organização e na bagunça. Em todos os aspectos. Desde o armário da cozinha, a louça do dia anterior, até as roupas limpas para guardar, os brinquedos das crianças e este blog mesmo! Tenho uma tendência a deixar as coisas se acumularem. Porém, não me sinto bem com as coisas por fazer.

E durante a ausência do João ficou muito claro que eu mesma não dou mais conta desse meu jeito. Quero mudar. Quero aprender como ser mais organizada. Sei que com mais organização e mais disciplina, terei tempo e energia para outras coisas mais interessantes. Tempo para relaxar e produzir. Tenho feito a seguinte comparação: para um músico poder improvisar, ele precisa saber da "organização" da música, como o tom (mi menor, sol maior ou o que for) e a harmonia (a ordem e natureza dos acordes do acompanhamento), além da melodia, claro. Só assim ele estará organizado o suficiente para criar algo novo, sua improvisação.

E assim pretendo fazer. Para poder fazer a minha "música", preciso de mais tranquilidade. E para fazer isso, começo com esta mudança. Que as deusas me iluminem!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Joelho e inquietações

"esponjinha" da casa de mamãe, foto da minha Nina

Sim, tem sido difícil me organizar para produzir em meus blogs. No geral, estou cansada demais para escrever, ou com o tempinho que sobra, entro no facebook para me divertir... hehehe

Durante esta viagem do João, que ainda vai durar 2 semanas e meia, muitas coisas acontecera. Todo mundo ficou doente, inclusive eu! Na verdade, meu joelho direito bichou. Há dez dias, ele deu um "crec" mega e "parou" de funcionar: ficou muito dolorido. Fui ao médico e chegamos à conclusão que machuquei o menisco durante minha louca aventura (aqui) e que ele foi se deteriorando com o tempo.

Amanhã pegarei o resultado da ressonância magnética (aliás, achei o exame o máximo, com aqueles sons todos..) e com ele terei a opinião do médico que me atendeu no pronto-socorro. Tudo isso pra dizer que nos últimos dias tenho estado debilitada, andando com um imobilizador no joelho, fazendo compressa gelada e me poupando. Mas a dor quase já não está presente e meu humor já é outro!

Sim, esses dias tenho ficado mais introspecta e tomei algumas decisões. Cansei de algumas coisas na minha vida serem do jeito que são. Decidi aprender a ser uma pessoa mais organizada; a bagunça da minha casa tem me cansado ao extremo e perceber a minha falha nos meus filhos é horrível!... Enfim, muitas coisas na cabeça, muitos desejos no coração. Muita fome de arte, muita saudade do João, mas ao mesmo tempo, percebendo a importância de me voltar para mim mesma e me dedicar a mim!

Em breve, mais!